Sala de imprensa

Vestibular

O Departamento de Seleção Acadêmica (DSEA), subordinado à Pró-reitoria de Graduação, é o responsável pelo Vestibular da Uerj, que se realiza em três momentos: dois Exames de Qualificação e um Exame Discursivo. A Uerj não aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como meio de ingresso nos cursos de graduação, mas a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) pode ser utilizada para preencher as vagas remanescentes que não forem ocupadas completamente na primeira chamada.

A prova da Uerj é chamada de “prova cidadã”, por estabelecer o conteúdo básico que deve ser de conhecimento de todos os alunos do ensino médio em todas as regiões do Estado, quaisquer que sejam as suas escolas. Neste sentido, a prova cidadã é também uma prova democrática. Seu objetivo é que qualquer candidato que se dedique a estudar com afinco e, no dia da prova, se disponha a ler com atenção e cuidado todas as questões, seja capaz de resolvê-las, independentemente da condição social ou da escola em que estudou.

Saiba mais: