Sala de imprensa

Gestores

Reitoria

Reitora Gulnar Azevedo e Silva

Natural do Rio de Janeiro, graduada em Medicina pela Uerj em 1978. Fez residência em Medicina Preventiva na Universidade São Paulo (USP), mestrado em Saúde Coletiva na Uerj e doutorado em Medicina Preventiva na USP. É professora titular de Epidemiologia no Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro (IMS) da Uerj, onde foi diretora (2016-2019). Desenvolve pesquisas na área de epidemiologia de doenças crônicas, com foco na avaliação de políticas de controle do câncer. Tem bolsa de produtividade do CNPq, é Procientista da Uerj e faz parte do Steering Committee do Programa Concord da LSHTM. Foi presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) de agosto de 2018 a julho de 2021.

E-mail: reitoria@uerj.br

Vice-reitor Bruno Rêgo Deusdará Rodrigues

Tem toda a sua história escolar e acadêmica construída na Uerj. Ingressou na Classe de Alfabetização do CAp, em 1988, onde concluiu o ensino médio, em 1999. Graduou-se em Letras, na Uerj, onde também concluiu o mestrado em Letras e o doutorado em Psicologia Social. Desde 2009, é professor de Linguística no Instituto de Letras (ILE) e dos Programas de Pós-graduação em Letras e em Letras e Linguística (FFP). É Procientista (Uerj), Cientista do Nosso Estado (Faperj) e Bolsista Produtividade (CNPq). Eleito diretor do Centro de Educação e Humanidades (CEH), para o quadriênio 2020-2023. É coordenador de Projeto Capes/Print e Pesquisador da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (Acnur/ONU) na Uerj.

Pró-reitoria de Graduação – PR1

Pró-reitor Antonio Soares da Silva

É professor associado do Instituto de Geografia (Igeog) da Uerj, desenvolvendo pesquisas nas áreas de pedologia, geomorfologia e meio ambiente. Possui graduação em Geografia pela Uerj (1990), mestrado em Geografia pela UFRJ (1997) e doutorado em Geologia pela UFRJ (2006).

E-mails: pr1@uerj.br, sr1@uerj.br, subrei.sr1@gmail.com
Site: www.pr1.uerj.br

Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa – PR2

Pró-reitora Elizabeth Fernandes de Macedo

É professora titular da Faculdade de Educação (EDU) da Uerj. Engenheira química pela Uerj (1986), mestrado em Educação pela UFRJ (1992), doutorado em Educação pela Unicamp (1997) e pós-doutorado na University of British Columbia e na Columbia University. Atuou como Visiting Scholar em diferentes universidades norte-americanas.

Foi coordenadora adjunta da comissão da área de Educação da Capes, coordenadora do CA-ED do CNPq, coordenadora e assessora da diretoria científica da Faperj. É pesquisadora da área de currículo, coordenando projetos e redes de pesquisa nacionais e internacionais. Foi presidente da International Association for the Advancement of Curriculum Studies, coordenadora do GT Currículo da ANPEd.

E-mails: gabinete@sr2.uerj.br, assessoria@sr2.uerj.br
Site: www.sr2.uerj.br

Pró-reitoria de Extensão e Cultura – PR3

Pró-reitora Ana Maria de Almeida Santiago

Atualmente, é professora associada da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Uerj, em São Gonçalo. Licenciada em História pela Uerj (1987). É mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (1997) e doutora em Ciências pela Uerj (2010). Iniciou sua trajetória como professora da Uerj no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp). Atuou em diversos Conselhos e Comissões da Uerj, como o Csepe (2002-2004), Conselho Consultivo do Ceed (desde 2018) e o Consun (2023).

Desempenhou a função de chefe (2002-2004) e subchefe de departamento (2016 e 1998-2002). Entre 2004-2007, dirigiu o Depesq/PR2, atuando como responsável pelo Ceads. Cedida para a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) do Rio de Janeiro entre 2008-2012, coordenou o eixo socioambiental da Superintendência de Educação Ambiental (Seam). Na FFP, foi diretora eleita para os mandatos de 2016-2019 e de 2020-2023.

E-mails: sr3@uerj.br, sr3.uerj@gmail.com
Site: www.pr3.uerj.br

Pró-reitoria de Políticas e Assistência Estudantis – PR4

Pró-reitor Daniel Pinha Silva

Professor associado do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Uerj, onde atua como docente desde 2013. Graduou-se em bacharelado e licenciatura em História pela Uerj em 2004. Foi coordenador de graduação e chefe do Departamento de História entre 2015 e 2018, coordenador adjunto e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ensino de História entre 2019 e 2023.

É procientista Uerj/Faperj e jovem cientista do Nosso Estado/Faperj. Orienta pesquisas de monografia de graduação, mestrado e doutorado, além de projetos de iniciação científica, iniciação a docência e monitoria. Também é coordenador do projeto de extensão Sambavivências.

Pró-reitoria de Saúde – PR5

Pró-reitor Ronaldo Damião

Professor titular de Urologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Uerj, livre docente Uerj e coordenador do Serviço de Urologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe). É vice-presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM). Foi diretor-geral do Hupe entre 2020 e 2023, tendo sido responsável pela implantação do primeiro Ambulatório Pós-Covid em hospital público do país e pelo Hupe Digital, primeiro serviço público de Teleconsulta do Rio de Janeiro. Condecorado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Maranhão (2023) e com a Medalha Almirante Tamandaré, da Marinha do Brasil (1998), entre outras honrarias.

É membro do Conselho Superior da Faperj; da Sociedade Internacional de Urologia; da Associação Europeia de Urologia; da Confederação Americana de Urologia; da Sociedade Americana de Urologia e da Sociedade Brasileira de Urologia, a qual inclusive já presidiu (1997-1999). Atua nas áreas de cirurgia urológica oncológica e pesquisa urogenital clínica e cirúrgica. Tem 17 livros publicados e centenas de artigos científicos.

E-mail: pr5@uerj.br
Site: www.pr5.uerj.br