Histórico

A história da Universidade do Estado do Rio de Janeiro começa em 4 de dezembro de 1950, pela promulgação da lei municipal nº 547. O nome inicial era Universidade do Distrito Federal (UDF). Mas, diferente da instituição homônima, fundada em 1935 e extinta em 1939, a nova Universidade ganhou força e tornou-se uma referência em ensino superior, pesquisa e extensão na Região Sudeste. Nesse trajeto, a instituição viu seu nome mudar, acompanhando as transformações políticas que ocorriam. Em 1958, a UDF foi rebatizada como Universidade do Rio de Janeiro (URJ). Em 1961, após a transferência do Distrito Federal para a recém-inaugurada Brasília, passou a se chamar Universidade do Estado da Guanabara (UEG). Finalmente, em 1975, ganhou o nome definitivo de Universidade do Estado do Rio de Janeiro e, em 1976, foi inaugurado o campus Francisco Negrão de Lima, mais conhecido como campus Maracanã, a partir da remoção da Favela do Esqueleto.

Ao longo dessas décadas de história, a Universidade cresceu em tamanho, estrutura e importância nos cenários regional e nacional, incorporando novas unidades e firmando-se como uma das principais universidades do país.

Boa parte dessa história e de seus personagens pode ser conferida no livro “Uerj 70 anos: 1950 – 2020”, lançado pela Editora da Uerj, fruto da pesquisa coordenada pelo professor Luís Reznik, da Faculdade de Formação de Professores (FFP).

Assista ao vídeo produzido pela TV Uerj: