Conheça a Uerj

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma instituição pública, reconhecida por sua excelência acadêmica e seu compromisso social com a democracia, a inclusão e a diversidade, cuja missão se baseia em princípios de igualdade e pluralidade. Está presente em nove municípios fluminenses (Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Resende, São Gonçalo, Ilha Grande e Cabo Frio). Oferece cursos de graduação, mestrado e doutorado, distribuídos em 35 unidades acadêmicas e a distância, disponíveis por meio da sua integração ao Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj), além da educação básica promovida pelo Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj), atendendo a quase 40 mil estudantes.

Com mais de 70 anos, é uma instituição consolidada como uma das principais referências em ensino, pesquisa, extensão e cultura, tanto em âmbito regional como nacional. Além disso, possui 3 unidades de saúde que atendem juntas mais de 35 mil pessoas por mês. São elas: o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), a Policlínica Piquet Carneiro (PPC) e o Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro (HURHC).

Desde sua fundação, a Uerj destaca-se por seu pioneirismo: foi a primeira universidade pública do Brasil a oferecer o ensino superior noturno, permitindo a qualificação de estudantes trabalhadores, e também foi precursora na adoção de políticas afirmativas, como a reserva de cotas raciais para ingresso pelo Vestibular. Sua preocupação com o atendimento ao público e com o aprimoramento constante de seus serviços fez com que a Uerj fosse também a primeira universidade pública do Estado do Rio de Janeiro a criar uma Ouvidoria própria, importante instância de exercício da cidadania.