Legislação

Apresentamos os principais normativos de interesse da imprensa, que estão relacionados à Universidade e ao Serviço Público, conforme os temas a seguir.

A Uerj não aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como meio de ingresso nos cursos de graduação, mas a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser utilizada para preencher as vagas remanescentes que não forem preenchidas completamente na primeira chamada. No site do Vestibular são divulgados os editais, resultados e orientações do processo seletivo de cada ano.

Confira o site do Vestibular

Um orçamento consiste na previsão e cálculo de despesas e receitas a serem despendidas em determinado período – no caso da Uerj, um ano – e é formalizado por programa de trabalho, natureza da despesa e fontes de recursos.

Dentro do orçamento, as despesas são também identificadas conforme a fonte de recursos. No caso da Uerj, são três fontes: 100 para recursos do tesouro estadual; 230 para recursos diretamente arrecadados pela Universidade, por meio de contratos e prestações de serviços; e 212 para convênios celebrados com instituições federais, estaduais ou municipais.

A proposta orçamentária começa a ser elaborada em março, com a projeção das despesas de manutenção da Universidade e, paralelamente, com a discussão sobre os projetos que serão incorporados a ela. O término do processo depende do calendário definido pelo Governo do Estado, mas deve encerrar-se até o final do mês de julho.

Seja qual for a data, o formato ou o trâmite, a proposta orçamentária da Uerj não é enviada ao governo antes de sua aprovação no plenário do Conselho Universitário.

Fonte: Diretoria de Planejamento e Orçamento (Diplan/Uerj)

Saiba mais sobre o orçamento e a execução orçamentária da Uerj

No Catálogo da Rede Sirius de Bibliotecas da Uerj, você pode consultar todos os Atos Executivos, Decisões, Portarias e demais documentos normativos emitidos pela Universidade.

Acesse o catálogo da Rede Sírius

A Uerj atua em conformidade com a Lei de Acesso à Informação, mantendo o Portal da Transparência Uerj acessível a qualquer cidadão.

Acesse o Portal da Transparência Uerj