A Comuns
Conheça
Criada em 1996, a Diretoria de Comunicação Social (Comuns) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) é uma unidade administrativa vinculada à Reitoria, responsável pela elaboração e execução da política de comunicação da Universidade. Sua estrutura organizacional compreende as seguintes áreas: Direção; Assessoria da Direção; Coordenadoria Administrativa; Coordenadoria de Relacionamento com a Imprensa, que conta com o Serviço de Pesquisa e Análise de Indicadores; Coordenadoria de Gestão e Produção de Conteúdo; Coordenadoria de Relações Institucionais, que congrega o Serviço de Organização de Eventos e Projetos Especiais; Coordenadoria de Projetos Especiais; Coordenadoria de Mídias Digitais; e Coordenadoria de Propaganda e Marketing.
Missão
Elaborar, planejar e implementar a política de comunicação da Uerj, contribuindo para promover sua imagem institucional positiva, ampliar o diálogo com a sociedade e o acesso ao conhecimento produzido, assim como o alcance de seus objetivos estratégicos e o fortalecimento da atuação social da Universidade.
Objetivos
- Gerir a imagem institucional da Uerj;
- Conduzir a política de comunicação da universidade;
- Apoiar iniciativas descentralizadas de comunicação que contribuam para a institucionalidade da Uerj;
- Investigar, refletir sobre e fortalecer a cultura organizacional;
- Dar visibilidade às atividades, conquistas e iniciativas da Uerj;
- Ampliar a transparência da gestão;
- Atuar na prevenção e gestão de crises.
Premissas da comunicação institucional da Uerj
- Estar alinhada ao planejamento estratégico da instituição e ser pautada por metas e critérios objetivos para um processo de comunicação perene com seus públicos internos e externos;
- Ter uma dimensão estratégica para a construção da Uerj que queremos;
- Entender a comunicação em sua total complexidade, sendo muito mais que mera divulgação;
- Contribuir para a construção de uma cultura de comunicação na Uerj;
- Estimular uma relação dialógica com os gestores universitários, possibilitando um fluxo contínuo de troca de informações com a Comuns.
Princípios norteadores da comunicação institucional da Uerj
- Profissionalismo e Ética – A atuação em comunicação deve sempre primar pela excelência técnica, alinhada às boas práticas e à ética profissional.
- Coerência – A divulgação institucional deve ser pautada pela atuação do setor no contexto da Universidade. A coerência entre discurso e prática é imprescindível.
- Credibilidade – Toda informação divulgada deve ser balizada pela autenticidade, integridade e atualidade.
- Transparência – A divulgação de informações deve ser considerada como preceito geral e a confidencialidade como exceção.
- Amplo acesso – Informações de interesse público devem ser divulgadas de forma clara e objetiva, mantendo-se acessíveis a toda a sociedade.
- Legalidade – A divulgação de informações deve seguir os preceitos legais aos quais a Uerj esteja subordinada, como a Lei de Acesso à Informação (LAI) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por exemplo.
- Impessoalidade – O interesse público e institucional deve prevalecer em todas as ações de comunicação, sendo condenável a divulgação de conteúdos voltados à promoção pessoal de autoridades e servidores públicos.