A Comuns

Conheça

Criada em 1996, a Diretoria de Comunicação Social (Comuns) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) é uma unidade administrativa vinculada à Reitoria, responsável pela elaboração e execução da política de comunicação da Universidade. Sua estrutura organizacional compreende as seguintes áreas: Direção; Assessoria da Direção; Coordenadoria Administrativa; Coordenadoria de Relacionamento com a Imprensa, que conta com o Serviço de Pesquisa e Análise de Indicadores; Coordenadoria de Gestão e Produção de Conteúdo; Coordenadoria de Relações Institucionais, que congrega o Serviço de Organização de Eventos; Coordenadoria de Projetos Especiais; Coordenadoria de Mídias Digitais; e Coordenadoria de Propaganda e Marketing.

Ligado à Comuns desde 2020, o Centro de Tecnologia Educacional (CTE), criado em 1976, atua no campo das tecnologias, comunicação e educação como setor especializado em produção, divulgação e memória audiovisual. Fazem parte do CTE: a Rádio Uerj, a TV Uerj, a Coordenação Pedagógica e o Núcleo de Memória Audiovisual.

 Missão

Elaborar, planejar e implementar a política de comunicação da Uerj, contribuindo para promover sua imagem institucional positiva, ampliar o diálogo com a sociedade e o acesso ao conhecimento produzido, assim como o alcance de seus objetivos estratégicos e o fortalecimento da atuação social da Universidade.

 Objetivos

  • Gerir a imagem institucional da Uerj;
  • Democratizar o acesso ao conhecimento;
  • Contribuir com o aperfeiçoamento da cultura organizacional;
  • Dar visibilidade às atividades, conquistas e iniciativas da Uerj;
  • Ampliar a transparência da gestão;
  • Promover a divulgação científica e a participação da Universidade no debate público;
  • Produzir narrativas multimidiáticas próprias;
  • Atuar na prevenção e gestão de crises.

Premissas da comunicação institucional da Uerj

  • Estar alinhada ao planejamento estratégico da instituição e ser pautada por metas e critérios objetivos para um processo de comunicação perene com seus públicos internos e externos;
  • Ter uma dimensão estratégica para a construção da Uerj que queremos;
  • Entender a comunicação em sua total complexidade, sendo muito mais que mera divulgação;
  • Contribuir para a construção de uma cultura de comunicação na Uerj;
  • Estimular uma relação dialógica com os gestores universitários, possibilitando um fluxo contínuo de troca de informações com a Comuns.

Princípios norteadores da comunicação institucional da Uerj

  • Profissionalismo e Ética – A atuação em comunicação deve sempre primar pela excelência técnica, alinhada às boas práticas e à ética profissional.
  • Coerência – A divulgação institucional deve ser pautada pela atuação do setor no contexto da Universidade. A coerência entre discurso e prática é imprescindível.
  • Credibilidade – Toda informação divulgada deve ser balizada pela autenticidade, integridade e atualidade.
  • Transparência – A divulgação de informações deve ser considerada como preceito geral e a confidencialidade como exceção.
  • Amplo acesso – Informações de interesse público devem ser divulgadas de forma clara e objetiva, mantendo-se acessíveis a toda a sociedade.
  • Legalidade – A divulgação de informações deve seguir os preceitos legais aos quais a Uerj esteja subordinada, como a Lei de Acesso à Informação (LAI) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por exemplo.
  • Impessoalidade – O interesse público e institucional deve prevalecer em todas as ações de comunicação, sendo condenável a divulgação de conteúdos voltados à promoção pessoal de autoridades e servidores públicos.

Saiba mais:

Conheça a estrutura da Comuns e suas coordenadorias.