Início/Projetos especiais/Ano comemorativo: calendários especiais homenageiam personalidades

Ano comemorativo: calendários especiais homenageiam personalidades

Por |2023-05-25T15:24:30-03:0024 de março de 2023|Projetos especiais|

Desde 2008, a Uerj escolhe uma personalidade ou um fato importante para o Brasil e a humanidade para celebrar seu Ano Institucional. O primeiro homenageado foi o escritor Machado de Assis, em seu centenário, e outros o seguiram, como: Paulo Gracindo, Nelson Rodrigues, Tomie Ohtake, Noel Rosa, Nelson Mandela, Darwin, entre tantas outras personalidades históricas.

A partir de 2021, o ano comemorativo na Uerj também passou a ser tema do calendário elaborado pela Diretoria de Comunicação Social (Comuns). O calendário, disponibilizado de maneira física e on-line, reúne as principais datas da biografia do homenageado e links em QRCode para conteúdos multimídia sobre sua vida e obra. Confira as personalidades honradas e os respectivos calendários:

Ana das Carrancas (2023)

Calendário disponível para download.

A Uerj definiu 2023 como o Ano Comemorativo Ana das Carrancas, em celebração ao centenário da artesã pernambucana. A escolha foi oficializada pela Reitoria por meio da publicação do Ato Executivo de Decisão Administrativa 001/2023, de 1º de janeiro de 2023.

Darcy Ribeiro (2022)

Calendário disponível para download.

Sociólogo, antropólogo, professor, escritor, indigenista, membro imortal da Academia Brasileira de Letras, ex-ministro da Educação e da Casa Civil, Darcy Ribeiro foi a personalidade homenageada pela Uerj em 2022, ano que marca o centenário de seu nascimento. A escolha está publicada no Ato Executivo de Decisão Administrativa (Aeda) 02/2022.

Darcy Ribeiro faleceu em 1997, deixando como legado a construção de importantes políticas públicas educacionais no Brasil. Ao longo de sua carreira, ajudou a fundar a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Gravou sua marca na criação de um ambicioso projeto de educação pública em tempo integral no Rio de Janeiro por meio dos Centros Integrados de Educação Pública, os Cieps. Até hoje, os prédios desenhados por Oscar Niemeyer compõem a paisagem urbana nos municípios fluminenses e recordam o trabalho de Ribeiro como vice-governador do estado.

Paulo Freire (2021)

Calendário disponível para download.

A Reitoria instituiu 2021 como Ano Comemorativo Paulo Freire na Uerj por meio do Ato Executivo de Decisão Administrativa nº 18. Reconhecido pelo método de alfabetização desenvolvido na década de 1960 e aplicado com sucesso entre cortadores de cana-de-açúcar em Angicos, no Rio Grande do Norte, o pernambucano é Patrono da Educação Brasileira desde 2012.

Autor da obra “Pedagogia do Oprimido”, entre muitas outras, Freire é o terceiro teórico mais citado em trabalhos na área de humanas, em nível mundial. Também é o cidadão brasileiro mais homenageado mundo afora, detentor de mais de 30 títulos de Doutor Honoris Causa e cerca de 20 prêmios, concedidos por diversas universidades e instituições nacionais e internacionais.

Fotogaleria

Compartilhe em suas redes sociais

Ir ao Topo