A Comuns

Histórico

Em 16 de maio de 1984, era criada a primeira unidade administrativa responsável pela divulgação de atividades e eventos relativos à vida universitária da Uerj, a Coordenação de Comunicação Social e Publicações (CCSP), subordinada à Reitoria. Com sua reestruturação em 1994, a CCSP passa a contar com três áreas, além da Coordenação Geral: a Divisão de Jornalismo; a Divisão de Imprensa e Relações Públicas; e a Divisão de Programação Visual.

Somente em 1996, a unidade foi transformada em Diretoria, passando a ser chamada de Diretoria de Comunicação Social (Comuns). Em 1997, o Setor de Cerimonial criado pela Reitoria no ano anterior, passa a ser subordinado à Comuns.

Ao longo dos anos, sua estrutura foi sendo ampliada, visando atender às necessidades de uma Universidade em expansão e acompanhar o surgimento de novas tecnologias em comunicação. Em 2001, sua configuração era: Direção; Divisão Administrativa; Coordenadoria de Publicações; Coordenadoria de Imprensa, que dispunha ainda da Seção de Produção e Análise de Dados; e Coordenadoria de Relações Institucionais, que continha a Seção de Produção e Criação.

Seguindo sua principal missão de fortalecer a imagem da Universidade como centro de referência para atividades de ensino, pesquisa, cultura e extensão, a Comuns procurou sempre se manter atual à realidade tecnológica da época, atendendo a diferentes demandas. Nos anos iniciais da Diretoria, por exemplo, havia a Coordenadoria de Publicações, uma vez que o meio de comunicação mais utilizado na época era o veículo impresso. Anos depois, dentro da Coordenadoria de Relações Institucionais, passou a funcionar a Seção de Internet que, em parceria com a então Diretoria de Informática (Dinfo), era responsável por prestar assessoria técnica às Unidades Acadêmicas e à Administração Central com publicações eletrônicas e criação de websites. Eram outros tempos em que o on-line era uma novidade e ainda não estava incorporado em todas as atividades, como é hoje.

Em 2020 e 2022, a estrutura organizacional da Comuns passou por novas adequações. Sua configuração atual é: Direção; Assessoria da Direção; Coordenadoria Administrativa; Coordenadoria de Relacionamento com a Imprensa, que conta com o Serviço de Pesquisa e Análise de Indicadores; Coordenadoria de Gestão e Produção de Conteúdo; Coordenadoria de Relações Institucionais, que congrega o Serviço de Organização de Eventos; Coordenadoria de Projetos Especiais; Coordenadoria de Mídias Digitais; e Coordenadoria de Propaganda e Marketing.

Atualmente, a Universidade mantém uma forte presença no meio digital, tanto por meio do Portal Uerj, quanto por diversas mídias sociais. Além disso, a Comuns atesta seu compromisso com a modernização ao incorporar o Centro de Tecnologia Educacional (CTE) à sua estrutura, em 2020. Criado em 1976, o CTE atua na área de produção de conteúdos em TV, vídeo e radiodifusão, realizando coberturas jornalísticas, transmissões ao vivo e programas na TV Uerj e Rádio Uerj. É responsável, ainda, pela organização e manutenção do acervo institucional de mídias audiovisuais, localizado no Núcleo de Memória Audiovisual.

Saiba mais:

Conheça a estrutura da Comuns e suas coordenadorias.