A Policlínica Universitária Piquet Carneiro (PPC) inaugurou, na última quinta-feira (31/08), o Ambulatório de Pré e Pós-Transplante de Pulmão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). ​​​​​O serviço foi desenvolvido pelo grupo de pneumologia da unidade e oferece acompanhamento com exames de broncoscopia com biópsia, ecocardiografia, testes de função pulmonar e exames de sangue seriados destinados a pacientes que passaram pelo transplante ou farão a cirurgia.

A clínica já está em funcionamento, com atendimento ao público às quintas-feiras pela manhã, das 8h às 12h. Para marcar a consulta, é necessário possuir o encaminhamento médico e entrar em contato através do telefone (21) 2566-7382/ 2566-7317 ou do e-mail pneumo.uerj@gmail.com.

Segundo o médico pneumologista Rogério Rufino, pró-reitor de Saúde da Uerj, todos os pacientes do Estado do Rio que necessitarem de avaliação pré e pós-transplante de pulmão podem acessar o serviço. Antes, esse tipo de atendimento era oferecido apenas pelo Instituto Nacional de Cardiologia (INC), atualmente a única unidade transplantadora de pulmão na saúde pública do estado.

“Muitos pacientes já fizeram ou irão fazer esse transplante em outros estados. Então, eles necessitam de acompanhamento pormenorizado e frequente. Isso os leva a viajarem para as revisões em outros estados. Com esse ambulatório da Uerj, abre-se uma alternativa de eles serem acompanhados no Rio”, explica.

Ainda de acordo com Rufino, as especificidades na avaliação até a listagem oficial do transplante é bem ampla. No pós-operatório, o acompanhamento possui particularidades como imunossupressão para evitar níveis de rejeição, bem como algumas comorbidades e complicações clínicas que podem surgir.

Para a Uerj, a abertura da unidade é uma oportunidade de aprimoramento técnico de seus estudantes. “Neste ambulatório, dentro de uma policlínica universitária, aumentamos o treinamento profissional de vários residentes e alunos de pós-graduação de diferentes áreas, permitindo desenvolver a estrutura básica e de maior adesividade”, conclui.

SERVIÇO

Funcionamento: Toda quinta-feira, das 8h às 12h.​​​

Interessados podem entrar em contato pelos telefones (21) 2566-7382 / 2566-7317 ou por e-mail pneumo.uerj@gmail.com.

Endereço: Policlínica Universitária Piquet Carneiro (PPC) da Uerj, Av. Marechal Rondon, 381 – São Francisco Xavier – 20950-003 – Rio de Janeiro – RJ.

Fonte:

– Rogério Rufino – Pró-reitor de Saúde da Uerj e Professor Titular de Pneumologia e Tisiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj.

– Lana Nascimento – assessora de comunicação da Policlínica Universitária Piquet Carneiro (PPC) da Uerj.

Para mais sugestões de pauta e outras informações úteis para jornalistas, visite o site da Diretoria de Comunicação Social (Comuns) da Uerj : http://www.comuns.uerj.br/