O ano de 2024 começou a todo vapor para a Comuns! Nos meses de janeiro a março, a Coordenadoria de Relações Institucionais conduziu o cerimonial de cinco eventos e prestou consultoria para três unidades acadêmicas e administrativas na elaboração do roteiro de abertura de suas solenidades.

Dentre os destaques, temos a Cerimônia de Posse da nova Reitoria da Uerj, realizada no dia 10 de janeiro no Palácio Guanabara, que foi marcada pela entrega oficial dos cargos, feita pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. Já a transmissão oficial de cargos na própria Universidade entre o ex-reitor Mario Carneiro e a nova reitora Gulnar Azevedo e Silva, lotou o Teatro Odylo Costa Filho no dia 19 de janeiro.

E a novidade do período foi a nova dinâmica da cerimônia de posse dos novos diretores das unidades acadêmicas. Dessa vez, todos os 35 empossados puderam subir ao palco e sentarem-se em cadeiras dispostas junto às autoridades universitárias, sem a utilização da mesa solene.

Para Rodrigo Cruz, coordenador de Relações Institucionais e chefe do Cerimonial da Uerj, essa mudança foi fundamental para dar visibilidade ainda maior aos destaques do evento: os diretores. Segundo ele, as cadeiras no palco permitiram que todos os servidores e alunos da Uerj pudessem ver e reconhecer quem estava sendo empossado: “Essa nova dinâmica permitiu também que pudéssemos simbolizar, com todos juntos no mesmo espaço, a parceria entre a Reitoria, pró-reitorias e direções de centros setoriais com as unidades acadêmicas, na condução da Universidade.”, explica.

Além dessas solenidades, participamos da organização do cerimonial e prestamos consultoria para os seguintes eventos: Recepção Residentes da Saúde, Lançamento do Edital “Jovens Cientistas Cariocas”, Aula Inaugural do Curso de Medicina no Campus Cabo Frio, Conferência Mais Meninas e Mulheres na Ciência, Dia Internacional das Mulheres – Raça, Gênero na construção da Uerj Democrática, entre outros.

Fiquem ligados nos próximos eventos: posse dos vice-diretores das unidades acadêmicas, cerimônias de emerência e concessão do título de Doutor Honoris Causa para personalidades do mundo social e artístico.

Todo o trabalho já realizado e em andamento pode ser acompanhado nas redes sociais da Comuns.