Primeira unidade da Universidade na Região dos Lagos oferece os cursos de Medicina, Geografia e Ciências Ambientais

Nesta terça-feira, 27/2, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) promoveu um evento de boas-vindas aos alunos aprovados no Vestibular 2024, marcando um momento histórico de início das atividades do novo Campus Cabo Frio, que abriga três cursos de ensino superior: Medicina, Geografia e Ciências Ambientais.

Fruto do projeto de interiorização, o campus fica situado no bairro Jardim Flamboyant, próximo ao Centro do município. As instalações serão provisoriamente compartilhadas com a antiga proprietária, a faculdade particular Ferlagos. O local conta com salas de aulas, laboratórios, bibliotecas e todos os recursos necessários ao bom funcionamento das três graduações.

No primeiro dia de atividades, os novos alunos foram recepcionados com aulas magnas, sendo a de medicina ministrada pela pneumologista Margareth Dalcolmo, membro da Academia Brasileira de Medicina e a de Geografia e Ciências Ambientais pela bióloga Elizabeth dos Santos Franco. Neste primeiro dia estiveram presentes além da reitora da Uerj, Gulnar Azevedo e Silva, autoridades e familiares dos alunos. “Nossa responsabilidade é formar bons profissionais, que possam atender às necessidades da população”, afirmou a reitora, ao agradecer o apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), dos parlamentares e dos servidores que se engajaram no projeto.

Gulnar Azevedo também declarou que a atual gestão estuda criar o curso de Enfermagem em Cabo Frio. “Nosso compromisso é garantir a expansão da Uerj, com planejamento e organização, entendendo que é papel da Universidade contribuir para o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro”, ressaltou.

Durante o evento, aconteceu também a outorga dos contemplados no edital de Apoio à Recuperação e Modernização da Infraestrutura de Hospitais Universitários Sediados no Estado do Rio de Janeiro, promovido pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O Hospital Universitário Hesio Cordeiro, que faz parte do novo campus de Cabo Frio e funcionará também como hospital-escola para os estudantes de Medicina, foi um dos beneficiados pelo financiamento e receberá R$ 10 milhões em recursos para compra e manutenção de equipamentos hospitalares. O investimento incrementa a pesquisa clínica, ampliando a capacidade de diagnóstico e tratamento de doenças. A cerimônia de outorga contou com a presença do presidente da Faperj, Jerson Lima, e dos demais ganhadores (UFRJ, UFF e Unirio).

Ao todo, o novo campus oferece anualmente 140 vagas nos cursos de graduação, sendo 40 para Medicina, 50 para Geografia e 50 para Ciências Ambientais. Diversas atividades e ações estão previstas para a primeira semana de aulas, dentre elas, ambientação dos alunos e mesas-redondas de diferentes temas, além de trabalho de campo e conversa com a equipe pedagógica.