Programa do instituto visa a oferecer formação mais alinhada às práticas do mercado

Em agosto, a Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) foi aceita como afiliada do CFA Institute, organização que concede o certificado com o mais alto nível de reconhecimento jurídico e regulatório para profissionais que atuam no mercado financeiro, o Chartered Financial Analyst.

Por meio da cooperação com universidades selecionadas de todo o mundo, o programa busca promover a educação baseada na ética em cursos universitários voltados para o desenvolvimento de analistas financeiros.

Dentre os benefícios para as entidades parceiras estão a incorporação de elementos do currículo do instituto nos programas de graduação e a oferta de isenções de exames de admissão para escolas de pós-graduação e cursos nas instituições afiliadas. Além disso, os estudantes da FCE que se inscreverem no Desafio de Pesquisa Anual, maior e mais concorrida competição universitária internacional de finanças, receberão apoio e orientação da sociedade CFA Brasil, associação que reúne os detentores da certificação em todo o território nacional.

“Nosso curso foi avaliado em relação a um gabarito, em termos do conteúdo que um profissional da área deve ter, e fomos aprovados”, explica Jorge Claudio Cavalcanti, professor da FCE. “O instituto possui sugestões de disciplinas que podem ser incluídas no currículo do futuro bacharel em Ciências Econômicas, visando uma formação mais alinhada às necessidades do mercado e incorporando as melhores práticas adotadas internacionalmente”.

Fonte:

Professor Jorge Claudio Cavalcanti

Faculdade de Ciências Econômicas (FCE)

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

Para mais sugestões de pauta e outras informações úteis para jornalistas, visite o site da Diretoria de Comunicação Social (Comuns) da Uerj : http://www.comuns.uerj.br/