A Diretoria de Comunicação Social (Comuns) deu início à rodada de apresentações dos resultados alcançados pela unidade durante o período de 2020 a 2023. A primeira reunião ocorreu na manhã do dia 28 de agosto, no auditório da Reitoria, no campus Maracanã, e contou com a presença do reitor, vice-reitor em exercício, pró-reitores e representantes da Administração Central.

O início da gestão foi marcado por inúmeros desafios, conforme relembrou a diretora Ana Cláudia Theme: com uma equipe reduzida, era preciso reconstruir toda a estrutura da Comuns e resgatar a sua credibilidade como setor profissional de comunicação na Uerj. A pandemia de Covid-19 agravou ainda mais esse cenário, culminando na suspensão das atividades presenciais e na adoção do regime de trabalho remoto. Nesse contexto, a equipe, junto ao Centro de Tecnologia Educacional (CTE), focou em duas linhas de ação: comunicação digital multimídia e assessoria de imprensa.

Esse planejamento foi fundamental para o sucesso da missão: todas as redes sociais oficiais da Universidade obtiveram um expressivo crescimento orgânico ao longo de três anos e oito meses de intenso trabalho, favorecendo a consolidação da Comuns como produtora de conhecimento, contribuindo para construir uma imagem positiva da Uerj perante a sociedade. “Comunicação não é sinônimo de divulgação. A comunicação deve ser estratégica”, ressaltou Ana Cláudia.

A presença na mídia também foi ampliada durante a pandemia, uma vez que a Uerj participou ativamente do debate público, evidenciando o imprescindível papel da ciência no combate à desinformação. Com isso, a Universidade se tornou uma referência para a imprensa de todo o Brasil. Só em 2023, 11.308 matérias foram publicadas citando a instituição e/ou seus especialistas, atingindo um total de 1.852 veículos e 96% de abordagens positivas. Caso todo o espaço ocupado gratuitamente nos meios de comunicação ao longo da gestão fosse utilizado em publicidade paga, seria necessário desembolsar mais de R$ 700 milhões de reais!

Hoje o setor comemora mais conquistas, com destaque para a chegada dos servidores aprovados no concurso para comunicador social realizado em janeiro de 2022 e a conclusão das obras para modernização da infraestrutura física e tecnológica da Comuns, que contou com o financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Além da reforma, o projeto tem como objetivo transformar a Comuns em um ponto focal para uma rede multidisciplinar de divulgação científica.

Durante o encontro, Ana propôs que a Universidade valorize a comunicação como uma dimensão do processo de produção de conhecimento e eixo de sua responsabilidade social. “A Uerj deve promover um amplo debate sobre a sua política de comunicação. Outras instituições já fizeram o mesmo, como a Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária], a Fiocruz [Fundação Oswaldo Cruz], a USP [Universidade de São Paulo] e a Unicamp [Universidade Estadual de Campinas]. Nós não podemos ficar de fora dessa discussão”, conclui.

O reitor da Uerj, Mario Carneiro, reconheceu a relevância de todo o esforço realizado: “Foram apresentados vários dados muito importantes, mostrando uma clara evolução da comunicação na Uerj, nas condições de trabalho e no número de servidores. Eu acho que isso tem que ser solidificado para o futuro, e o setor de comunicação tem que crescer cada vez mais dentro da Universidade, porque é extremamente importante nos dias atuais.”

Os próximos encontros serão direcionados aos diretores dos centros setoriais, das unidades acadêmicas, dos campi regionais e aos profissionais que atuam em comunicação fora do âmbito da Comuns.