Os eventos oficiais desempenham um papel fundamental na construção da imagem institucional da Uerj, integrando os públicos interno e externo e reafirmando seu compromisso com pautas essenciais à sociedade, como a inclusão, a educação e a cultura. O planejamento estratégico dessas solenidades é uma das missões da Comuns, que, ao longo do primeiro semestre de 2024, participou de cerca de 30 atividades, dentre eventos e consultorias.
As cerimônias de posse e de transmissão de cargos da Reitoria e dos diretores das unidades acadêmicas, eleitos para a gestão no quadriênio 2024-2027, foram os destaques no período de janeiro a março. Já nos meses de abril, maio e junho, a Universidade sediou outros importantes eventos, que contaram com a nossa equipe na execução do cerimonial, como a posse dos vice-diretores das unidades acadêmicas e as concessões dos títulos de Professor Emérito a Carlos Eduardo de Almeida, do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (Ibrag), e de Honoris Causa à ativista LGBTQIAPN+ Keila Simpson, ao geógrafo Pedro Geiger e ao cantor e compositor Gilberto Gil, além da Semana de Meio Ambiente. Também prestamos consultoria para os organizadores da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, do Diálogo Prêmio Nobel Brasil, do Simpósio de Cooperação Internacional, Inovação e Propriedade Intelectual – Uerj Summit, do IV Congresso Nacional de Editores de Periódicos de Educação, do I Encontro Regional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Turismo, entre outros.
Um dos pontos altos do período foi, sem dúvida, a sequência de entregas de títulos de Doutor Honoris Causa. Em cerimônias repletas de emoção e simbolismo, a mais alta honraria conferida pela instituição foi concedida a três figuras ilustres dos meios social, acadêmico e artístico.
Em 18 de abril, em solenidade na Capela Ecumênica, no campus Maracanã, Keila Simpson, fundadora da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e ativista das causas LGBTQIAPN+, tornou-se a primeira pessoa transgênero do Brasil a receber o título em vida. No dia 29 de abril, o homenageado foi o geógrafo Pedro Geiger, um dos precursores nos estudos sobre os processos de urbanização e industrialização do país. Na mesma data, ocorreu o lançamento do livro “Redes Sociais do Urbano Brasileiro”, de sua autoria, editado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Por fim, em 18 de junho, o renomado cantor e compositor Gilberto Gil foi agraciado com a distinção em uma grande celebração realizada no Teatro Odylo Costa, filho. Com a presença de artistas, parlamentares, representantes de movimentos sociais e do público em geral, sua trajetória artística, fortemente marcada pelo engajamento político, foi relembrada em discursos e apresentações musicais.
“Grato é como melhor posso me sentir nesse momento. Grato por compreender nessa honraria um sinal de que esta universidade busca olhar, para além de si mesma, ao seu redor; para além das árduas e meritórias tarefas do seu dia a dia de décadas de dedicação à transmissão do conhecimento”, enfatizou Gil em seu agradecimento.
E o planejamento dos eventos para o próximo semestre já está em andamento: teremos a Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados, do IBGE, a assinatura de um convênio da Uerj com o Ministério Público Federal (MPF), cerimônias de emerência, a abertura da 33ª edição do Uerj sem Muros, Uerj com RJ, e muito mais! Acompanhe o site para continuar por dentro das novidades da Comuns!